Foto de colocação de lente de contato

USO DE LENTES DE CONTATO

As LENTES DE CONTATO, assim como os óculos, são um recurso corretivo para problemas de refração, ou seja, elas corrigem MIOPIA, ASTIGMATISMO, HIPERMETROPIA e PRESBIOPIA e são colocadas diretamente sobre a superfície dos olhos, mais precisamente, na córnea. São indicadas quando o paciente NÃO QUER COLOCAR OS ÓCULOS.

As LENTES DE CONTATO também são indicadas em distúrbios como o CERATOCONE e outras alterações corneanas. É também possível usar LENTES DE CONTATO de forma estética, para mudar a cor dos olhos.

Basicamente existem dois tipos de LENTES DE CONTATO:

  • as GELATINOSAS, que são lentes macias, corrigem basicamente a miopia, hipermetropia e presbiopia.
  • as RÍGIDAS, que são lentes duras, indicadas para astigmatismo e outras alterações corneanas.

O uso constante das lentes pode causar problemas na córnea?

Depende. Se as LENTES DE CONTATO não estiverem sendo manuseadas corretamente, os procedimentos de limpeza não estiverem adequados, não estiverem sendo guardadas de forma correta e os produtos usados não forem os indicados, elas podem causar problemas devido a crescimento de fungos e bactérias. Além disso, as lentes devem estar dentro dos parâmetros corretos e devidamente adaptadas aos seus olhos.

Qual o período máximo para ficar com lentes de contato?

Depende do tipo de lente. LENTES DE CONTATO DESCARTÁVEIS devem ser desprezadas de acordo com a recomendação do fabricante. A orientação e o acompanhamento médico é muito importante para a definição do tempo de uso.

Lentes, rígidas ou gelatinosas?

Depende do caso. Em alguns casos as LENTES DE CONTATO GELATINOSAS estão mais indicadas. Em outros casos, são as RÍGIDAS. Somente o oftalmologista está capacitado a diagnosticar estas situações e lhe recomendar as lentes corretas para o seu caso. A melhor lente é a que fornece melhor visão, conforto ao paciente, satisfação e mantém uma boa saúde ocular.

 

Posso lavar minhas lentes com água da torneira?

Não. Para cada tipo de LENTE DE CONTATO, seja ela rígida ou gelatinosa, existe um produto adequado. Consulte seu oftalmologista para saber como efetuar esta limpeza adequadamente.

Para mais informações, consulte um de nossos oftalmologistas (87) 3024-9400. Consultas regulares evitam complicações.

INICIE A PESQUISA E PRESSIONE ENTER PARA PROCURAR