Criança portadora de estrabismo

A CIRURGIA DE ESTRABISMO busca conseguir um novo equilíbrio para os músculos oculares. Ela melhora o alinhamento dos olhos, mas não resulta em melhora da visão. Eliminada a ambliopia, aí sim, o médico oftalmologista vai tratar do desvio dos olhos. Em alguns casos, isso se consegue apenas com o uso de óculos, mas, na grande maioria das vezes, o tratamento é cirúrgico. Para cada tipo de estrabismo existe um ou mais tipos de tratamentos possíveis e cabe ao oftalmologista escolher a melhor indicação para cada paciente.

  • A idade ideal para fazer a cirurgia (para quem nasceu estrábico) é entre os seis e os dezoito meses.
  • A cirurgia pode ser realizada com anestesia local ou geral. Não há utilização de anestesia tópica.
  • A cirurgia deve ser realizada sempre em Centro Cirúrgico, com toda estrutura para qualquer complicação que possa ocorrer durante o procedimento. Com estes cuidados, o procedimento é seguro, com baixos riscos oculares.
  • A CIRURGIA DE ESTRABISMO não é feita sobre o olho. O olho é perfeito. O problema está nos músculos que o movimentam, como as rédeas de uma carroça. Na CIRURGIA DE ESTRABISMO trabalha-se sobre os músculos.
  • A recuperação é rápida.
  • Dores moderadas são habituais.
  • Os olhos ficam vermelhos inicialmente, mas isso não impede as atividades normais do paciente, exceto a freqüência a piscina ou mar por alguns dias.
  • Alguns pacientes podem perceber visão dupla, mas isto costuma desaparecer na primeira semana do pós-operatório.

CIRURGIA DE ESTRABISMO passo a passo: são feitas microincisões que permitem a exposição dos músculos extra-oculares, responsáveis pela movimentação ocular. No procedimento o cirurgião altera o equilíbrio de força destes músculos, principalmente com enfraquecimento, fortalecimento e mudanças na posição de ação.

Não existe CIRURGIA DE ESTRABISMO a laser. São utilizados minúsculos instrumentos como pinças, tesouras, compassos, ganchos, entre outros. São utilizados pontos absorvíveis, que não precisam ser retirados no pós-operatório.

Algumas vezes a CIRURGIA DE ESTRABISMO pode ser realizada com a utilização de aplicação de toxina botulínica A (Botox®), o que torna o procedimento muito mais rápido e com recuperação muito mais tranquila. Porém, para a maioria dos casos a cirurgia tradicional ainda é a mais indicada pelos resultados mais previsíveis.

Para mais informações, consulte um de nossos oftalmologistas (87) 3862-8150. Consultas regulares evitam complicações.

INICIE A PESQUISA E PRESSIONE ENTER PARA PROCURAR