Fotografia aproximada de calázio

CALÁZIO

É uma lesão da pálpebra frequentemente confundida com terçol. A diferença é que, ao contrário do que acontece no terçol, o CALÁZIO não é uma infecção bacteriana. O CALÁZIO é provocado pela inflamação da glândula de Meibômio, responsável pela produção da secreção sebácea, que fica imediatamente atrás dos cílios. A inflamação obstrui o duto e a secreção sebácea não sai: fica sob a forma de um granuloma, que só vai aumentando de tamanho, conforme o tempo passa e essa glândula não consegue ser eliminada. É isso o que leva à formação do nódulo na pálpebra chamado CALÁZIO.

SINTOMAS DE CALÁZIO

A pálpebra geralmente fica:

  • Sensível
  • Vermelha
  • Inchada e quente
  • Em seguida, conforme a secreção sebácea permanece presa, a inflamação leva à formação do nódulo que caracteriza o CALÁZIO.

TRATAMENTO DO CALÁZIO

Compressas mornas em casa. Medicamentos com corticoides e antibióticos são contraindicados no caso de CALÁZIOSe o quadro for reincidente, o médico oftalmologista pode optar pela CIRURGIA DO CALÁZIO para desobstruir a glândula. Nunca, em hipótese alguma, esprema ou pressione o CALÁZIO.

PREVENÇÃO DO CALÁZIO

Mãos limpas são sempre o melhor método preventivo para evitar a transmissão de vírus e bactérias, mas também pode ajudar a evitar a ocorrência de CALÁZIO. Lave as mãos várias vezes ao dia e evite passar o dedo no local em que apareceram lesões oculares. Evite novas lesões e a reincidência de lesões antigas.

Para mais informações, consulte um de nossos oftalmologistas (87) 3862-8150.

INICIE A PESQUISA E PRESSIONE ENTER PARA PROCURAR