Rosto com um olho lacrimejando

DESOBSTRUÇÃO DAS VIAS LACRIMAIS

O canal lacrimal conecta o olho ao nariz e é responsável pelo escoamento da lágrima. A OBSTRUÇÃO DAS VIAS LACRIMAIS causa lacrimejamento e/ou secreção, dependendo do local onde se encontra a obstrução.

RECÉM-NASCIDOS: O QUE FAZER?

A obstrução congênita das vias lacrimais acomete recém-nascidos e causa lacrimejamento e secreção ocular importante. Pode haver abertura espontânea do canal lacrimal ou através de massagem, até os 9 primeiros meses de vida. Após esse período, caso persistam os sintomas, costumamos indicar um procedimento de sondagem das vias lacrimais que é um tratamento bastante efetivo, especialmente se realizado antes de um 1 ano de idade. Para os casos em que a sondagem não obteve o sucesso desejado, podemos entubar a via lacrimal com uma sonda de silicone, dilatar a via lacrimal com um balão ou até mesmo indicar um procedimento chamado DACRIOCISTORRINOSTOMIA.

ADULTOS: O QUE FAZER?

A obstrução adquirida em adultos das vias lacrimais causa desconforto, lacrimejamento e secreção. Nesses casos, o tratamento é cirúrgico. Ela pode acometer a parte alta da via lacrimal causando lacrimejamento apenas, ou pode ser na porção baixa da via lacrimal, nesse caso, o lacrimejamento usualmente está acompanhado de secreção ocular.

DACRIOCISTORRINOSTOMIA é uma cirurgia que visa a desobstruir as vias lacrimais, restabelecendo a drenagem lacrimal para o nariz. Pode ser realizada por via externa, através de um pequeno corte na pele realizado na base do nariz ou pode ser realizada via endoscópica (por dentro do nariz); ambas demonstram um elevado índice de sucesso. Usualmente realizamos a entubação da via lacrimal com uma sonda de silicone temporária para manter o novo canal aberto durante o período de cicatrização. Nos casos de obstrução alta da via lacrimal (a nível dos canalículos), pode ser necessário realizar uma CONJUNTIVODACRIOCISTORRINOSTOMIA que consiste na DACRIOCISTORRINOSTOMIA com a colocação do Tubo de Jones (tubo permanente que comunica o olho ao nariz).

Para mais informações, consulte um de nossos oftalmologistas (87) 3862-8150.

INICIE A PESQUISA E PRESSIONE ENTER PARA PROCURAR