Ilustração do procedimento da vitrectomia

VITRECTOMIA

É uma cirurgia que visa remover parcial ou totalmente o humor vítreo do olho. É indicada em diversas doenças dos olhos.

  • O vítreo é um fluido gelatinoso e transparente que preenche a maioria do interior do globo ocular e que permite manter a forma do olho. É constituído por 99% de água, estando em contacto com a superfície da retina.
  • A retina localiza-se na parte mais interna do olho e tem um papel crucial na visão (recebe as imagens e envia-as para o cérebro, através do nervo ótico).
  • VITRECTOMIA é realizada com um pequeno instrumento cirúrgico (vitrectomo) que serve para remover o vítreo. O gel vítreo é substituído por uma solução salina (BSS). Em virtude do vítreo ser constituído por 99% de água, o paciente não nota nenhuma alteração na visão com a troca do vítreo pela solução salina.
  • A cirurgia é um procedimento rápido, indolor e bastante seguro. Pode ser realizada com anestesia local ou geral.

INDICAÇÕES DA VITRECTOMIA

  • Tratamento de doenças retinianas: descolamento da retina, vitreorretinopatia proliferativa, pucker macular, buraco macular, etc.
  • Corpos flutuantes (“moscas volantes”) resultantes de descolamento do vítreo;
  • Corpo estranho na cavidade vítrea;
  • Hemovítreo (sangue no vítreo) que provoque baixa visual;
  • Complicações da cirurgia de catarata.

RECUPERAÇÃO DA CIRURGIA DE VITRECTOMIA

Na Cirurgia de VITRECTOMIA, a recuperação pode durar várias semanas. A utilização de colírios (gotas) de antibióticos e anti-inflamatórios deve ser efetuada durante todo o tempo de recuperação (cerca de 2 semanas).

Em alguns casos mais graves uma bolha de gás pode ser colocada no interior do olho para manter a retina “colada”. Quando a bolha de gás é utilizada, por vezes o posicionamento da cabeça tem que ser mantido como, por exemplo, mantendo a face para baixo ou dormindo para o lado direito ou esquerdo. É muito importante seguir as instruções específicas do médico. A bolha de gás dissolve-se ao longo do tempo, normalmente, entre 3 e 6 semanas. Devem ser evitadas viagens de avião enquanto a bolha de gás estiver presente.

O retorno da visão após a VITRECTOMIA depende da condição subjacente à necessidade de realização de cirurgia. Se o olho é saudável e existir apenas hemovítreo, as chances de recuperação serão melhores. Se o descolamento da retina é redicivante, a visão final pode estar comprometida.

Para mais informações, consulte um de nossos oftalmologistas (87) 3862-8150.

INICIE A PESQUISA E PRESSIONE ENTER PARA PROCURAR